terça-feira, 31 de maio de 2011

Pazña





Depois de passar a manha em Oruro decidi sair da cidade, queria chegar ás margens do lago Poopó no qual as vezes há bandos de flamingos e outras aves.
Infelizmente nao existe nenhuma populaçao perto de Oruro que fique mesmo nas margens do lago. Só algumas que ficam perto, mas decidi ir até uma delas e daí tentar encontrar uma forma de chegar ao lago.
Tomei um autocarro em direçao a Challapata e como já nao tinha muito tempo resolvi comprar o bilhete para Poopó que é uma das primeiras povoaçoes e tentar a minha sorte a partir daí.
A paisagem ao longo da estrada é de uma simplicidade e grandiosidade impressionantes.
A populaçao de Poopó era mais pequena e longe da estrada do que eu pensava e também ficava do lado esquerdo da estrada, eu estava sentado no lado direito do autocarro e nao dei por ela quando passei. Continuei até a proxima povoaçao sem ter nenhuma ideia como seria.
O nome era Pazña e foi uma agradavel surpresa. Era uma pequena vila sem nada de assinalável mas perto estava um Cerro (montanha) que subi a pé. A paisagem do topo era estonteante, com grandes panoramas sobre a planicie e o lago Poopó ao longe!

A caminho de Pazña, perto de Poopó


A praça principal de Pazña

A pequena igreja da terrinha e a colina que subi.

Pazna vista do alto.

O lago Poopó ao longe

O lago um pouco mais de perto (zoom)

Entardecer no altiplano

Oruro

Cochabamba - Oruro

Toro Toro

domingo, 15 de maio de 2011

Cerro Tunari

Cerro Tunari visto de Cochabamba

Subindo o vale (perto de San Miguel) em direção ao planalto de onde começamos a caminhada para o pico Tunari

Vista para noroeste a partir do Cerro Tunari

Macho Laguna

Cerro Tunari

Cerro a norte do Pico Tunari e Macho Laguna

Lamas na paisagem andina

Primeira Laguna no caminho para o Tunari

A montanha a norte do Tunari de nome desconhecido

Um dos picos do Tunari e o vale de Cochabamba por trás






Lamas


Descendo a rampa que dá acesso ao pico


Vista para Es-Nordeste

Vista para Nor-Noroeste a partir do Cerro Tunari

O Pico Tunari, rocha de um lado, neve do outro

Marcelo, Richard, Rosana e J.F. na encosta do Tunari

Eu, Richard, Rosana e J.F.

Incrivel montanha com mais de 5000 metros (a norte do Tunari) cujo nome eu não sei.

Tarata






terça-feira, 3 de maio de 2011

Bolivia Sustenible/ Sustainable Bolivia

Antes de iniciar a minha viagem pela América do Sul tentei (a partir de Portugal) encontrar organizações com as quais eu pudesse trabalhar em algum projeto de voluntariado. A ideia era passar algum tempo da minha viagem pelo continente a trabalhar num projeto desse tipo.
Como não tinha nenhum contacto de nem conhecia ninguém que já tivesse feito voluntariado na américa do sul usei a internet para encontrar alguma organização.
A que mais me despertou o interesse foi a Bolívia Sustenible/ Sustainable Bolivia que se define a si mesma como uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo principal fornecer recursos humanos e financeiros a associações bolivianas de desenvolvimento e ao mesmo tempo oferecer a profissionais e estudantes internacionais a oportunidade de partilharem conhecimentos e ganharem experiências através de projetos de voluntariado.
Na prática esta organização atua principalmente direcionando voluntários internacionais para organizações bolivianas locais.
Torna muito mais fácil o voluntariado porque arranja alojamento barato para os voluntários, ajuda com as burocracias quando necessário, dá informações pertinentes sobre o país e a cultura locais, tem cursos de línguas (espanhol e quechua) para quem desejar ou necessitar, permite aos voluntários conviver com outros voluntários e principalmente lista projectos de muitas organizações diferentes numa só página de internet.
Depois de contactar a Bolivia Sustenible foi só enviar o currículo e de acordo com a minha disponiblidade temporal e experiência/preferência pessoal escolher um projeto com uma das associações parceiras da Bolivia Sustenible, no meu caso fiquei a trabalhar no CAICC que é uma organização que dá apoio a crianças que vivem na prisão com os seus pais, e da qual vou falar no próximo post.
A Sustainable Bolivia também me arranjou alojamento, com uma família boliviana, porque eu assim quis (achei que seria a melhor forma de ver a cultura do país de uma outra perspetiva) mas seria possível ficar numa casa com outros voluntários se o desejasse.
Os outros voluntários da Sustainable Bolivia tornaram-se os meus amigos enquanto estive em Cochabamba e quase todas as noites nos juntávamos na casa principal para jantar e ficar a conviver. Outras vezes saíamos juntos e aos fins de semana tínhamos sempre algum tipo de atividade ou algum lugar novo para visitarmos.

Depois de jantar na casa principal

Num bar em Cochabamba


Visita a Toro Toro com outros voluntários


Eu, Rachael, Ann, Maeve e J.F em Toro Toro

A família que me acolheu em Cochabamba